Pessoas em situação de rua recebem orientação
O município de Parnamirim/RN foi palco de uma iniciativa inédita do Projeto “Sífilis Não”, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde da localidade. Na ocasião, um grupo de pessoas em situação de rua participou da testagem rápida de sífilis e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).
A ação aconteceu no início de outubro, no Mercado Público do Centro e faz parte das ações planejadas pelo Grupo Técnico, alusivas ao Dia Nacional de Combate à Sífilis, que acontece todos os anos no terceiro sábado de outubro.
Equipes de Projetos Sociais como Chuveiro Solidário e Sementes do Bem também participaram, disponibilizando banho, roupas, alimentação e contribuíram junto ao consultório de rua com a doação de materiais de higiene pessoal. A apoiadora do Ministério da Saúde, Chyrly Moura, que atua em Parnamirim por meio do Projeto “Sífilis Não”, elogiou a mobilização das equipes de saúde do município: “Parnamirim está de parabéns pelo trabalho junto às populações prioritárias, chave no combate à epidemia de sífilis”.
Na ocasião, foram realizados 14 testes rápidos de Sífilis e HIV, orientações de saúde, odontologia e roda de conversa sobre a sífilis, além de distribuição de preservativos e materiais informativos. De acordo com Chyrly, as pessoas que foram diagnosticadas com alguma IST, serão encaminhadas para tratamento na Atenção Básica de Saúde e no Consultório na Rua.
A ação também envolveu profissionais do Albergue Noturno, Centro Pop, Serviço de Assistência Especializada aos Portadores de HIV/Aids (SAE) e das Coordenações Municipais de Vigilância Epidemiológica e de IST/Aids e Hepatites Virais.